Michnê Torá de Rabi Mochê ben-Maimon

Voltar para a página principal


Grandes Figuras do Judaísmo Hispano-Português

Os Grandes Filhos da Nação:

|Rabi Iechu'á ben-Rabi Iossef|
(ha-Levi)

Sábio talmudista nascido em Talmássen, na Algéria, autor de livro metódico para o estudo do Talmud, sobre o qual se fundamentara principalmente o livro Darkê No'am de Rabi Salomão de Oliveira ha-Levi. Viveu no século XV, e trasladou para a Espanha (Castela) devido às perseguições.

Estudou em sua terra natal com o grande sábio Ia'aqob ha-Cohen Achquenazi, e ao transferir-se para Castela foi acolhido com grande honraria pelo Nassi Don José Vidal ben-Lavi, em Toledo.

Por intervenção de Don Vidal, e com seu apoio pecuniário, escrevera o famoso livro de regras talmúdicas "Halikhot 'Olam", impresso em Lisboa. O livro é principalmente baseado na obra de Rabi Chimchon de Quinon, um dos escritores exegéticos talmúdicos renomados dos rabinos provençais chamados comumente "Ba'alê ha-Tossafot". Sua excelente obra foi traduzida até mesmo para o latim, e sobre ele escrevera um comentário renomado Rabi Iossef Caro, autor do Chulĥan 'Arukh, intitulado "kelalê ha-Gemará" (Regras da Gemará) em Salônica, acompanhado pelo escrito de Rabi Abraham Algazi, que acrescentou sobre ele o escrito chamado "Iavin Chemu'á" ("Entendendo a Transmissão Oral).

Escrevera também outros escritos metódicos acerca do Talmud, dos quais se usara muito Rabi Betzale'el Ashquenazi em sua obra "Chitá Mequbêtzet", embora não soubesse quem foi seu autor. a metodologia para o tratado Babá Qamá é de autoria de Rabi Iechu'á ha-Levi.


Michnê Torá de Rabi Mochê ben-Maimon

Página principal

| Voltar |