Michnê Torá de Rabi Mochê ben-Maimon

Voltar para a página principal

Grandes Figuras do Judaísmo Hispano-Português

Os Grandes Filhos da Nação:


|Rabi Jacob de Aharon Sasportas|

Destaca-se entre os maiores sábios dos sefaraditas de sua época, e foi o principal antagonista de Chabtái Sebi, o falso-messias.

Nasceu no Marrocos em 1610, e descendia do grande rabino espanhol Rabi Mochê ben-Naĥman (Nahmânides), sendo sua décima geração.

Aos vinte e quatro anos foi admitido como rabino na cidade de Talmásen, e após, em outras comunidades do norte do continente africano. Por razão de perseguiçães por parte do reino marroquino, buscou refúgio na comunidade de Amsterdam. Lá imprimiu seu livro "Toledot Ia'aqob", concordância de versículos que aparecem no Talmud Jerosolimitano, bem como o livro "Hekhal ha-Qôdech" de Rabi Mochê ben-Maimon Elbaz, acrescendo ao mesmo um preâmbulo e notas de sua autoria.

Fez parte da junta rabínica que acompahou ao Ĥakham Menache ben-Israel perante a corte britânica, buscando reestabelecer o direito dos judeus de viver legalmente em território inglês.

Anos após regressou ao Marrocos, e foi enviado do Rei deste país como diplomata ao perante o reino espanhol.

Pouco mais tarde foi admitido pelos judeus hispano-portugueses de Londres, de onde saiu por motivo da epidemia que ali se alastrou, dirigindo-se para Hamburgo.

Nessa mesma época, crescia cada vez mais o movimento chabtaísta, contra a qual se colocara já em seu princípio, tornando seu mais ferrenho inimigo. Suas cartas, enviadas para diversas comunidades, detiveram em muito a expansão do movimento.

Escrevera um livro de imenso valor histórico para todas as gerações do povo judeu, no qual reúne todos os documentos concernentes a Chabtái Sebi e a seu movimento.

No ano 5433 regressou a Amsterdam,onde ensinou Torá, tornando-se Roch-Ichivá no colégio rabínico 'Es Ĥaim, após o que se tornara o Rabino-Chefe da comunidade sefardita, e lá viveu até o término de seus dias, em 4 de Iiar de 5458 (1698 cal. gr.).


Michnê Torá de Rabi Mochê ben-Maimon

Página principal

| Voltar |