Índice

Números 18

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36

à åÇéÌÉàîÆø éÀäåÈä, àÆì-àÇäÂøÉï, àÇúÌÈä åÌáÈðÆéêÈ åÌáÅéú-àÈáÄéêÈ àÄúÌÈêÀ, úÌÄùÒÀàåÌ àÆú-òÂå‍Éï äÇîÌÄ÷ÀãÌÈùÑ; åÀàÇúÌÈä åÌáÈðÆéêÈ àÄúÌÈêÀ, úÌÄùÒÀàåÌ àÆú-òÂå‍Éï ëÌÀäËðÌÇúÀëÆí. 1 Depois disse o Senhor a Arão:  Tu e teus filhos, e a casa de teu pai contigo, levareis a iniqüidade do santuário; e tu e teus filhos contigo levareis a iniqüidade do vosso sacerdócio.
á åÀâÇí àÆú-àÇçÆéêÈ îÇèÌÅä ìÅåÄé ùÑÅáÆè àÈáÄéêÈ, äÇ÷ÀøÅá àÄúÌÈêÀ, åÀéÄìÌÈååÌ òÈìÆéêÈ, åÄéùÑÈøÀúåÌêÈ; åÀàÇúÌÈä åÌáÈðÆéêÈ àÄúÌÈêÀ, ìÄôÀðÅé àÉäÆì äÈòÅãËú. 2 Faze, pois, chegar contigo também teus irmãos, a tribo de Levi, a tribo de teu pai, para que se ajuntem a ti, e te sirvam; mas tu e teus filhos contigo estareis perante a tenda do testemunho.
â åÀùÑÈîÀøåÌ, îÄùÑÀîÇøÀúÌÀêÈ, åÌîÄùÑÀîÆøÆú, ëÌÈì-äÈàÉäÆì:  àÇêÀ àÆì-ëÌÀìÅé äÇ÷ÌÉãÆùÑ åÀàÆì-äÇîÌÄæÀáÌÅçÇ ìÉà éÄ÷ÀøÈáåÌ, åÀìÉà-éÈîËúåÌ âÇí-äÅí âÌÇí-àÇúÌÆí. 3 Eles cumprirão as tuas ordens, e assumirão o encargo de toda a tenda; mas não se chegarão aos utensílios do santuário, nem ao altar, para que não morram, assim eles, como vós.
ã åÀðÄìÀååÌ òÈìÆéêÈ--åÀùÑÈîÀøåÌ àÆú-îÄùÑÀîÆøÆú àÉäÆì îåÉòÅã, ìÀëÉì òÂáÉãÇú äÈàÉäÆì; åÀæÈø, ìÉà-éÄ÷ÀøÇá àÂìÅéëÆí. 4 Mas se ajuntarão a ti, e assumirão o encargo da tenda da revelação, para todo o serviço da tenda; e o estranho não se chegará a vós.
ä åÌùÑÀîÇøÀúÌÆí, àÅú îÄùÑÀîÆøÆú äÇ÷ÌÉãÆùÑ, åÀàÅú, îÄùÑÀîÆøÆú äÇîÌÄæÀáÌÅçÇ; åÀìÉà-éÄäÀéÆä òåÉã ÷ÆöÆó, òÇì-áÌÀðÅé éÄùÒÀøÈàÅì. 5 Vós, pois, assumireis o encargo do santuário e o encargo do altar, para que não haja outra vez furor sobre os filhos de Israel.
å åÇàÂðÄé, äÄðÌÅä ìÈ÷ÇçÀúÌÄé àÆú-àÂçÅéëÆí äÇìÀåÄéÌÄí, îÄúÌåÉêÀ, áÌÀðÅé éÄùÒÀøÈàÅì--ìÈëÆí îÇúÌÈðÈä ðÀúËðÄéí, ìÇéäåÈä, ìÇòÂáÉã, àÆú-òÂáÉãÇú àÉäÆì îåÉòÅã. 6 Eis que eu tenho tomado vossos irmãos, os levitas, do meio dos filhos de Israel; eles vos são uma dádiva, feita ao Senhor, para fazerem o serviço da tenda da revelação.
æ åÀàÇúÌÈä åÌáÈðÆéêÈ àÄúÌÀêÈ úÌÄùÑÀîÀøåÌ àÆú-ëÌÀäËðÌÇúÀëÆí ìÀëÈì-ãÌÀáÇø äÇîÌÄæÀáÌÅçÇ, åÌìÀîÄáÌÅéú ìÇôÌÈøÉëÆú--åÇòÂáÇãÀúÌÆí; òÂáÉãÇú îÇúÌÈðÈä, àÆúÌÅï àÆú-ëÌÀäËðÌÇúÀëÆí, åÀäÇæÌÈø äÇ÷ÌÈøÅá, éåÌîÈú.  {ô} 7 Mas tu e teus filhos contigo cumprireis o vosso sacerdócio no tocante a tudo o que é do altar, e a tudo o que está dentro do véu; nisso servireis.  Eu vos dou o sacerdócio como dádiva ministerial, e o estranho que se chegar será morto.
ç åÇéÀãÇáÌÅø éÀäåÈä, àÆì-àÇäÂøÉï, åÇàÂðÄé äÄðÌÅä ðÈúÇúÌÄé ìÀêÈ, àÆú-îÄùÑÀîÆøÆú úÌÀøåÌîÉúÈé:  ìÀëÈì-÷ÈãÀùÑÅé áÀðÅé-éÄùÒÀøÈàÅì ìÀêÈ ðÀúÇúÌÄéí ìÀîÈùÑÀçÈä, åÌìÀáÈðÆéêÈ--ìÀçÈ÷-òåÉìÈí. 8 Disse mais o Senhor a Arão:  Eis que eu te tenho dado as minhas ofertas alçadas, com todas as coisas santificadas dos filhos de Israel; a ti as tenho dado como porção, e a teus filhos como direito perpétuo.
è æÆä-éÄäÀéÆä ìÀêÈ îÄ÷ÌÉãÆùÑ äÇ÷ÌÃãÈùÑÄéí, îÄï-äÈàÅùÑ:  ëÌÈì-÷ÈøÀáÌÈðÈí ìÀëÈì-îÄðÀçÈúÈí åÌìÀëÈì-çÇèÌÈàúÈí, åÌìÀëÈì-àÂùÑÈîÈí àÂùÑÆø éÈùÑÄéáåÌ ìÄé--÷ÉãÆùÑ ÷ÈãÈùÑÄéí ìÀêÈ äåÌà, åÌìÀáÈðÆéêÈ. 9 Das coisas santíssimas reservadas do fogo serão tuas todas as suas ofertas, a saber, todas as ofertas de cereais, todas as ofertas pelo pecado e todas as ofertas pela culpa, que me entregarem; estas coisas serão santíssimas para ti e para teus filhos.
é áÌÀ÷ÉãÆùÑ äÇ÷ÌÃãÈùÑÄéí, úÌÉàëÀìÆðÌåÌ; ëÌÈì-æÈëÈø éÉàëÇì àÉúåÉ, ÷ÉãÆùÑ éÄäÀéÆä-ìÌÈêÀ. 10 Num lugar santo as comerás; delas todo varão comerá; santas te serão.
éà åÀæÆä-ìÌÀêÈ úÌÀøåÌîÇú îÇúÌÈðÈí, ìÀëÈì-úÌÀðåÌôÉú áÌÀðÅé éÄùÒÀøÈàÅì--ìÀêÈ ðÀúÇúÌÄéí åÌìÀáÈðÆéêÈ åÀìÄáÀðÉúÆéêÈ àÄúÌÀêÈ, ìÀçÈ÷-òåÉìÈí:  ëÌÈì-èÈäåÉø áÌÀáÅéúÀêÈ, éÉàëÇì àÉúåÉ. 11 Também isto será teu:  a oferta alçada das suas dádivas, com todas as ofertas de movimento dos filhos de Israel; a ti, a teus filhos, e a tuas filhas contigo, as tenho dado como porção, para sempre.  Todo o que na tua casa estiver limpo, comerá delas.
éá ëÌÉì çÅìÆá éÄöÀäÈø, åÀëÈì-çÅìÆá úÌÄéøåÉùÑ åÀãÈâÈï--øÅàùÑÄéúÈí àÂùÑÆø-éÄúÌÀðåÌ ìÇéäåÈä, ìÀêÈ ðÀúÇúÌÄéí. 12 Tudo o que do azeite há de melhor, e tudo o que do mosto e do grão há de melhor, as primícias destes que eles derem ao Senhor, a ti as tenho dado.
éâ áÌÄëÌåÌøÅé ëÌÈì-àÂùÑÆø áÌÀàÇøÀöÈí, àÂùÑÆø-éÈáÄéàåÌ ìÇéäåÈä--ìÀêÈ éÄäÀéÆä:  ëÌÈì-èÈäåÉø áÌÀáÅéúÀêÈ, éÉàëÀìÆðÌåÌ. 13 Os primeiros frutos de tudo o que houver na sua terra, que trouxerem ao Senhor, serão teus.  Todo o que na tua casa estiver limpo comerá deles.
éã ëÌÈì-çÅøÆí áÌÀéÄùÒÀøÈàÅì, ìÀêÈ éÄäÀéÆä. 14 Toda coisa consagrada em Israel será tua.
èå ëÌÈì-ôÌÆèÆø øÆçÆí ìÀëÈì-áÌÈùÒÈø àÂùÑÆø-éÇ÷ÀøÄéáåÌ ìÇéäåÈä, áÌÈàÈãÈí åÌáÇáÌÀäÅîÈä--éÄäÀéÆä-ìÌÈêÀ:  àÇêÀ ôÌÈãÉä úÄôÀãÌÆä, àÅú áÌÀëåÉø äÈàÈãÈí, åÀàÅú áÌÀëåÉø-äÇáÌÀäÅîÈä äÇèÌÀîÅàÈä, úÌÄôÀãÌÆä. 15 Todo primogênito de toda a carne, que oferecerem ao Senhor, tanto de homens como de animais, será teu; contudo os primogênitos dos homens certamente remirás; também os primogênitos dos animais imundos remirás.
èæ åÌôÀãåÌéÈå, îÄáÌÆï-çÉãÆùÑ úÌÄôÀãÌÆä, áÌÀòÆøÀëÌÀêÈ, ëÌÆñÆó çÂîÅùÑÆú ùÑÀ÷ÈìÄéí áÌÀùÑÆ÷Æì äÇ÷ÌÉãÆùÑ:  òÆùÒÀøÄéí âÌÅøÈä, äåÌà. 16 Os que deles se houverem de remir, desde a idade de um mês os remirás, segundo a tua avaliação, por cinco siclos de dinheiro, segundo o siclo do santuário, que é de vinte jeiras.
éæ àÇêÀ áÌÀëåÉø-ùÑåÉø àåÉ-áÀëåÉø ëÌÆùÒÆá àåÉ-áÀëåÉø òÅæ, ìÉà úÄôÀãÌÆä--÷ÉãÆùÑ äÅí:  àÆú-ãÌÈîÈí úÌÄæÀøÉ÷ òÇì-äÇîÌÄæÀáÌÅçÇ, åÀàÆú-çÆìÀáÌÈí úÌÇ÷ÀèÄéø--àÄùÌÑÆä ìÀøÅéçÇ ðÄéçÉçÇ, ìÇéäåÈä. 17 Mas o primogênito da vaca, o primogênito da ovelha, e o primogênito da cabra não remirás, porque eles são santos.  Espargirás o seu sangue sobre o altar, e queimarás a sua gordura em oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.
éç åÌáÀùÒÈøÈí, éÄäÀéÆä-ìÌÈêÀ:  ëÌÇçÂæÅä äÇúÌÀðåÌôÈä åÌëÀùÑåÉ÷ äÇéÌÈîÄéï, ìÀêÈ éÄäÀéÆä. 18 E a carne deles será tua, bem como serão teus o peito da oferta de movimento e a coxa direita.
éè ëÌÉì úÌÀøåÌîÉú äÇ÷ÌÃãÈùÑÄéí, àÂùÑÆø éÈøÄéîåÌ áÀðÅé-éÄùÒÀøÈàÅì ìÇéäåÈä--ðÈúÇúÌÄé ìÀêÈ åÌìÀáÈðÆéêÈ åÀìÄáÀðÉúÆéêÈ àÄúÌÀêÈ, ìÀçÈ÷-òåÉìÈí:  áÌÀøÄéú îÆìÇç òåÉìÈí äÄåà ìÄôÀðÅé éÀäåÈä, ìÀêÈ åÌìÀæÇøÀòÂêÈ àÄúÌÈêÀ. 19 Todas as ofertas alçadas das coisas sagradas, que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor, eu as tenho dado a ti, a teus filhos e a tuas filhas contigo, como porção, para sempre; é um pacto perpétuo de sal perante o Senhor, para ti e para a tua descendência contigo.
ë åÇéÌÉàîÆø éÀäåÈä àÆì-àÇäÂøÉï, áÌÀàÇøÀöÈí ìÉà úÄðÀçÈì, åÀçÅìÆ÷, ìÉà-éÄäÀéÆä ìÀêÈ áÌÀúåÉëÈí:  àÂðÄé çÆìÀ÷ÀêÈ åÀðÇçÂìÈúÀêÈ, áÌÀúåÉêÀ áÌÀðÅé éÄùÒÀøÈàÅì.  {ñ} 20 Disse também o Senhor a Arão:  Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles nenhuma porção terás; eu sou a tua porção e a tua herança entre os filhos de Israel.
ëà åÀìÄáÀðÅé ìÅåÄé, äÄðÌÅä ðÈúÇúÌÄé ëÌÈì-îÇòÂùÒÅø áÌÀéÄùÒÀøÈàÅì ìÀðÇçÂìÈä, çÅìÆó òÂáÉãÈúÈí àÂùÑÆø-äÅí òÉáÀãÄéí, àÆú-òÂáÉãÇú àÉäÆì îåÉòÅã. 21 Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação.
ëá åÀìÉà-éÄ÷ÀøÀáåÌ òåÉã áÌÀðÅé éÄùÒÀøÈàÅì, àÆì-àÉäÆì îåÉòÅã, ìÈùÒÅàú çÅèÀà, ìÈîåÌú. 22 Ora, nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da revelação, para que não levem sobre si o pecado e morram.
ëâ åÀòÈáÇã äÇìÌÅåÄé äåÌà, àÆú-òÂáÉãÇú àÉäÆì îåÉòÅã, åÀäÅí, éÄùÒÀàåÌ òÂå‍ÉðÈí:  çË÷ÌÇú òåÉìÈí, ìÀãÉøÉúÅéëÆí, åÌáÀúåÉêÀ áÌÀðÅé éÄùÒÀøÈàÅì, ìÉà éÄðÀçÂìåÌ ðÇçÂìÈä. 23 Mas os levitas farão o serviço da tenda da revelação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.
ëã ëÌÄé àÆú-îÇòÀùÒÇø áÌÀðÅé-éÄùÒÀøÈàÅì, àÂùÑÆø éÈøÄéîåÌ ìÇéäåÈä úÌÀøåÌîÈä, ðÈúÇúÌÄé ìÇìÀåÄéÌÄí, ìÀðÇçÂìÈä; òÇì-ëÌÅï, àÈîÇøÀúÌÄé ìÈäÆí, áÌÀúåÉêÀ áÌÀðÅé éÄùÒÀøÈàÅì, ìÉà éÄðÀçÂìåÌ ðÇçÂìÈä.  {ô} 24 Porque os dízimos que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor em oferta alçada, eu os tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse que nenhuma herança teriam entre os filhos de Israel.
ëä åÇéÀãÇáÌÅø éÀäåÈä, àÆì-îÉùÑÆä ìÌÅàîÉø. 25 Disse mais o Senhor a Moisés:
ëå åÀàÆì-äÇìÀåÄéÌÄí úÌÀãÇáÌÅø, åÀàÈîÇøÀúÌÈ àÂìÅäÆí, ëÌÄé-úÄ÷ÀçåÌ îÅàÅú áÌÀðÅé-éÄùÒÀøÈàÅì àÆú-äÇîÌÇòÂùÒÅø àÂùÑÆø ðÈúÇúÌÄé ìÈëÆí îÅàÄúÌÈí, áÌÀðÇçÂìÇúÀëÆí--åÇäÂøÅîÉúÆí îÄîÌÆðÌåÌ úÌÀøåÌîÇú éÀäåÈä, îÇòÂùÒÅø îÄï-äÇîÌÇòÂùÒÅø. 26 Também falarás aos levitas, e lhes dirás:  Quando dos filhos de Israel receberdes os dízimos, que deles vos tenho dado por herança, então desses dízimos fareis ao Senhor uma oferta alçada, o dízimo dos dízimos.
ëæ åÀðÆçÀùÑÇá ìÈëÆí, úÌÀøåÌîÇúÀëÆí--ëÌÇãÌÈâÈï, îÄï-äÇâÌÉøÆï, åÀëÇîÀìÅàÈä, îÄï-äÇéÌÈ÷Æá. 27 E computar-se-á a vossa oferta alçada, como o grão da eira, e como a plenitude do lagar.
ëç ëÌÅï úÌÈøÄéîåÌ âÇí-àÇúÌÆí, úÌÀøåÌîÇú éÀäåÈä, îÄëÌÉì îÇòÀùÒÀøÉúÅéëÆí, àÂùÑÆø úÌÄ÷ÀçåÌ îÅàÅú áÌÀðÅé éÄùÒÀøÈàÅì; åÌðÀúÇúÌÆí îÄîÌÆðÌåÌ àÆú-úÌÀøåÌîÇú éÀäåÈä, ìÀàÇäÂøÉï äÇëÌÉäÅï. 28 Assim fareis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel; e desses dízimos dareis a oferta alçada do Senhor a Arão, o sacerdote.
ëè îÄëÌÉì, îÇúÌÀðÉúÅéëÆí, úÌÈøÄéîåÌ, àÅú ëÌÈì-úÌÀøåÌîÇú éÀäåÈä:  îÄëÌÈì-çÆìÀáÌåÉ--àÆú-îÄ÷ÀãÌÀùÑåÉ, îÄîÌÆðÌåÌ. 29 De todas as dádivas que vos forem feitas, oferecereis, do melhor delas, toda a oferta alçada do Senhor, a sua santa parte.
ì åÀàÈîÇøÀúÌÈ, àÂìÅäÆí:  áÌÇäÂøÄéîÀëÆí àÆú-çÆìÀáÌåÉ, îÄîÌÆðÌåÌ, åÀðÆçÀùÑÇá ìÇìÀåÄéÌÄí, ëÌÄúÀáåÌàÇú âÌÉøÆï åÀëÄúÀáåÌàÇú éÈ÷Æá. 30 Portanto lhes dirás:  Quando fizerdes oferta alçada do melhor dos dízimos, será ela computada aos levitas, como a novidade da eira e como a novidade do lagar.
ìà åÇàÂëÇìÀúÌÆí àÉúåÉ áÌÀëÈì-îÈ÷åÉí, àÇúÌÆí åÌáÅéúÀëÆí:  ëÌÄé-ùÒÈëÈø äåÌà ìÈëÆí, çÅìÆó òÂáÉãÇúÀëÆí áÌÀàÉäÆì îåÉòÅã. 31 E o comereis em qualquer lugar, vós e as vossas famílias; porque é a vossa recompensa pelo vosso serviço na tenda da revelação.
ìá åÀìÉà-úÄùÒÀàåÌ òÈìÈéå çÅèÀà, áÌÇäÂøÄéîÀëÆí àÆú-çÆìÀáÌåÉ îÄîÌÆðÌåÌ; åÀàÆú-÷ÈãÀùÑÅé áÀðÅé-éÄùÒÀøÈàÅì ìÉà úÀçÇìÌÀìåÌ, åÀìÉà úÈîåÌúåÌ.  {ô} 32 Pelo que não levareis sobre vós pecado, se tiverdes alçado o que deles há de melhor; e não profanareis as coisas sagradas dos filhos de Israel, para que não morrais.

 

Índice

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36