Índice

Provérbios 19

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

à  èåÉá-øÈùÑ, äåÉìÅêÀ áÌÀúËîÌåÉ--    îÅòÄ÷ÌÅùÑ ùÒÀôÈúÈéå, åÀäåÌà ëÀñÄéì. 1 Melhor é o pobre que anda na sua integridade, do que aquele que é perverso de lábios e tolo.
á  âÌÇí áÌÀìÉà-ãÇòÇú ðÆôÆùÑ ìÉà-èåÉá;    åÀàÈõ áÌÀøÇâÀìÇéÄí çåÉèÅà. 2 Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho.
â  àÄåÌÆìÆú àÈãÈí, úÌÀñÇìÌÅó ãÌÇøÀëÌåÉ;    åÀòÇì-éÀäåÈä, éÄæÀòÇó ìÄáÌåÉ. 3 A estultícia do homem perverte o seu caminho, e o seu coração se irrita contra o Senhor.
ã  äåÉï--éÉñÄéó, øÅòÄéí øÇáÌÄéí;    åÀãÈì, îÅøÅòÅäåÌ éÄôÌÈøÅã. 4 As riquezas granjeiam muitos amigos; mas do pobre o seu próprio amigo se separa.
ä  òÅã ùÑÀ÷ÈøÄéí, ìÉà éÄðÌÈ÷Æä;    åÀéÈôÄéçÇ ëÌÀæÈáÄéí, ìÉà éÄîÌÈìÅè. 5 A testemunha falsa não ficará impune; e o que profere mentiras não escapará.
å  øÇáÌÄéí, éÀçÇìÌåÌ ôÀðÅé-ðÈãÄéá;    åÀëÈì-äÈøÅòÇ, ìÀàÄéùÑ îÇúÌÈï. 6 Muitos procurarão o favor do liberal; e cada um é amigo daquele que dá presentes.
æ  ëÌÈì àÂçÅé-øÈùÑ, ùÒÀðÅàËäåÌ--    àÇó ëÌÄé îÀøÅòÅäåÌ, øÈçÂ÷åÌ îÄîÌÆðÌåÌ;
îÀøÇãÌÅó àÂîÈøÄéí    ìà- (ìåÉ-) äÅîÌÈä.
7 Todos os irmãos do pobre o aborrecem; quanto mais se afastam dele os seus amigos! persegue-os com súplicas, mas eles já se foram.
ç  ÷ÉðÆä-ìÌÅá, àÉäÅá ðÇôÀùÑåÉ;    ùÑÉîÅø úÌÀáåÌðÈä, ìÄîÀöÉà-èåÉá. 8 O que adquire a sabedoria é amigo de si mesmo; o que guarda o entendimento prosperará.
è  òÅã ùÑÀ÷ÈøÄéí, ìÉà éÄðÌÈ÷Æä;    åÀéÈôÄéçÇ ëÌÀæÈáÄéí éÉàáÅã. 9 A testemunha falsa não ficará impune, e o que profere mentiras perecerá.
é  ìÉà-ðÈàåÆä ìÄëÀñÄéì úÌÇòÂðåÌâ;    àÇó, ëÌÄé-ìÀòÆáÆã îÀùÑÉì áÌÀùÒÈøÄéí. 10 Ao tolo não convém o luxo; quanto menos ao servo dominar os príncipes!
éà  ùÒÅëÆì àÈãÈí, äÆàÁøÄéêÀ àÇôÌåÉ;    åÀúÄôÀàÇøÀúÌåÉ, òÂáÉø òÇì-ôÌÈùÑÇò. 11 A discrição do homem fá-lo tardio em irar-se; e sua glória está em esquecer ofensas.
éá  ðÇäÇí ëÌÇëÌÀôÄéø, æÇòÇó îÆìÆêÀ;    åÌëÀèÇì òÇì-òÅùÒÆá øÀöåÉðåÉ. 12 A ira do rei é como o bramido o leão; mas o seu favor é como o orvalho sobre a erva.
éâ  äÇåÌÉú ìÀàÈáÄéå, áÌÅï ëÌÀñÄéì;    åÀãÆìÆó èÉøÅã, îÄãÀéÀðÅé àÄùÌÑÈä. 13 O filho insensato é a calamidade do pai; e as rixas da mulher são uma goteira contínua.
éã  áÌÇéÄú åÈäåÉï, ðÇçÂìÇú àÈáåÉú;    åÌîÅéÀäåÈä, àÄùÌÑÈä îÇùÒÀëÌÈìÆú. 14 Casa e riquezas são herdadas dos pais; mas a mulher prudente vem do Senhor.
èå  òÇöÀìÈä, úÌÇôÌÄéì úÌÇøÀãÌÅîÈä;    åÀðÆôÆùÑ øÀîÄéÌÈä úÄøÀòÈá. 15 A preguiça faz cair em profundo sono; e o ocioso padecerá fome.
èæ  ùÑÉîÅø îÄöÀåÈä, ùÑÉîÅø ðÇôÀùÑåÉ;    áÌåÉæÅä ãÀøÈëÈéå éåîú (éÈîåÌú). 16 Quem guarda o mandamento guarda a sua alma; mas aquele que não faz caso dos seus caminhos morrerá.
éæ  îÇìÀåÅä éÀäåÈä, çåÉðÅï ãÌÈì;    åÌâÀîËìåÉ, éÀùÑÇìÌÆí-ìåÉ. 17 O que se compadece do pobre empresta ao Senhor, que lhe retribuirá o seu benefício.
éç  éÇñÌÅø áÌÄðÀêÈ, ëÌÄé-éÅùÑ úÌÄ÷ÀåÈä;    åÀàÆì-äÂîÄéúåÉ, àÇì-úÌÄùÌÒÈà ðÇôÀùÑÆêÈ. 18 Corrige a teu filho enquanto há esperança; mas não te incites a destruí-lo.
éè  âøì- (âÌÀãÈì-) çÅîÈä, ðÉùÒÅà òÉðÆùÑ:    ëÌÄé àÄí-úÌÇöÌÄéì, åÀòåÉã úÌåÉñÄó. 19 Homem de grande ira tem de sofrer o castigo; porque se o livrares, terás de o fazer de novo.
ë  ùÑÀîÇò òÅöÈä, åÀ÷ÇáÌÅì îåÌñÈø--    ìÀîÇòÇï, úÌÆçÀëÌÇí áÌÀàÇçÂøÄéúÆêÈ. 20 Ouve o conselho, e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias.
ëà  øÇáÌåÉú îÇçÂùÑÈáåÉú áÌÀìÆá-àÄéùÑ;    åÇòÂöÇú éÀäåÈä, äÄéà úÈ÷åÌí. 21 Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá.
ëá  úÌÇàÂåÇú àÈãÈí çÇñÀãÌåÉ;    åÀèåÉá-øÈùÑ, îÅàÄéùÑ ëÌÈæÈá. 22 O que faz um homem desejável é a sua benignidade; e o pobre é melhor do que o mentiroso.
ëâ  éÄøÀàÇú éÀäåÈä ìÀçÇéÌÄéí;    åÀùÒÈáÅòÇ éÈìÄéï, áÌÇì-éÄôÌÈ÷Æã øÈò. 23 O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará.
ëã  èÈîÇï òÈöÅì éÈãåÉ, áÌÇöÌÇìÌÈçÇú;    âÌÇí-àÆì-ôÌÄéäåÌ, ìÉà éÀùÑÄéáÆðÌÈä. 24 O preguiçoso esconde a sua mão no prato, e nem ao menos quer levá-la de novo à boca.
ëä  ìÅõ úÌÇëÌÆä, åÌôÆúÄé éÇòÀøÄí;    åÀäåÉëÄéçÇ ìÀðÈáåÉï, éÈáÄéï ãÌÈòÇú. 25 Fere ao escarnecedor, e o simples aprenderá a prudência; repreende ao que tem entendimento, e ele crescerá na ciencia.
ëå  îÀùÑÇãÌÆã-àÈá, éÇáÀøÄéçÇ àÅí--    áÌÅï, îÅáÄéùÑ åÌîÇçÀôÌÄéø. 26 O que aflige a seu pai, e faz fugir a sua mãe, é filho que envergonha e desonra.
ëæ  çÂãÇì-áÌÀðÄé, ìÄùÑÀîÉòÇ îåÌñÈø;    ìÄùÑÀâåÉú, îÅàÄîÀøÅé-ãÈòÇú. 27 Cessa, filho meu, de ouvir a instrução, e logo te desviarás das palavras do conhecimento.
ëç  òÅã áÌÀìÄéÌÇòÇì, éÈìÄéõ îÄùÑÀôÌÈè;    åÌôÄé øÀùÑÈòÄéí, éÀáÇìÌÇò-àÈåÆï. 28 A testemunha vil escarnece da justiça; e a boca dos ímpios engole a iniqüidade.
ëè  ðÈëåÉðåÌ ìÇìÌÅöÄéí ùÑÀôÈèÄéí;    åÌîÇäÂìËîåÉú, ìÀâÅå ëÌÀñÄéìÄéí. 29 A condenação está preparada para os escarnecedores, e os açoites para as costas dos tolos.

 

Índice

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31