Voltar


A cor "tekhêlet" foi traduzida nas Bíblias cristãs como "azul celeste", e assim também pensam muitos judeus, e mesmo sábios dentre eles; outrossim, a palavra "azul" em hebraico é "kaĥôl", sendo "tekhêlet" azul como o da safira, que às vezes parece ser azul, e às vezes, negro, dependendo da direção da luz em relação ao objeto. Poder-se-ia dizer que a cor "tekhêlet" é a chamada no Brasil de "azul-marinho", que é bem escuro, sendo que quem a vê de longe pensa tratar-se da cor preta.

Veja-se "leis de tzitzit", cp 2 halakhá 1, onde diz o Rambam que "o 'tekhêlet' assemelha-se à cor do firmamento em sua pureza", conforme explanado em seu comentário sobre a Michná, quer dizer "em sua pureza" - sem a influência da luz solar.

No Talmud está escrito que o fio "tekhêlet" nos traz a lembrança do Trono de Deus. Explicam: "Que diferencia a cor "tekhêlet das demais cores? - a cor tekhêlet assemelha-se à do mar, e o mar se parece com o céu, e o céu se assemelha ao Trono da Glória! - e, está escrito: "conforme a aparência de uma pedra de safira é o Trono da Glória! - Ez 1." (Tr. Sotá 16b)

Em resumo - a primeira semelhança é relativa ao mar.


Voltar