| A Torá Oral | Todo o Michnê Torá | Glossário |
| cp 1 | cp 2 | cp 3 | cp 4 | cp 5 | cp 7 | cp 8 | cp 9 | cp 10 |

Capítulo 6


, ; , . . 1 Vários versículos há na Torá e nas palavras dos profetas que aparentemente contradizem este princípio [tratado no capítulo antecedente], e nele tropeça a maioria das pessoas, pensando que o Santo, Bendito é Ele, predestina as pessoas a fazerem o bem ou o mal, e que os corações das pessoas não lhes são entregues para que os entornem para o que anelam. [Portanto,] esclareço [aqui] um grande princípio,pelo qual poderá saber o [veraz] significado de tais versículos.

, , , -- ; . , : , -- " , " ( ,; ,), "". 2 Ao transgredir uma pessoa, ou as pessoas de determinada nação, agindo erroneamente o transgressor [ou os transgressores] conscientemente por sua deliberada vontade, como nos fez saber [Deus, na Torá], é apropriado que este pague [ou estes paguem] por sua transgressão, e o Santo, Bendito é Ele - sabe como deve [ou devem] pagar [tal ou tais pessoas]. Há transgressões sobre as quais se paga neste mundo, no próprio corpo, nos próprios bens ou [até mesmo pela perda de] seus filhos ainda pequenos, pois os filhos pequenos [se meninos: menores de treze anos e um dia; se meninas, menores de doze anos e um dia,] são como posse em poder dos pais - e, está escrito: "...Cada homem morrerá por sua própria transgressão..." - 2Rs 14:6; V. Dt 24:16 - [Não paga por seus próprios atos] enquanto não se faça "homem" [ou seja, à idade de treze anos e um dia].

, . , . [] , ; , . , . 3 E transgressões há cujo juízo é que seja a paga delas [pelo transgressor] no mundo vindouro, sem que sofra nenhum prejuízo neste mundo. E, outras há cuja paga é tanto neste mundo como no vindouro. Em que caso? - no caso de não haver arrependido, confessado perante Deus e abandonado o caminho da transgressão. Mas, se fez techuvá, a techuvá - ela é como uma persiana diante dos sofrimentos. Da mesma forma como a pessoa faz transgressões por sua própria consciência e vontade, igualmente faz techuvá por sua própria consciênscia e vontade.

[] , , , . , " - . . . -- " ( ,). " , , , : -', --- " ( ,)-- , . 4 E pode ser que a pessoa faça uma transgressão tão grave ou tantas transgressões, que o juízo de diante do Juiz da Verdade que por esta transgressão que fez por sua [deliberada] vontade e consciência, ou por estas - seja o pagamento o impedir que tal pessoa faça techuvá, e deste é tirado o direito de abandonar sua iniquidade, para que morra e se perca nas transgressões que praticara. É o que diz: "Engorda o coração deste povo... e volte, e seja curado!" - Is 6:10. E, assim diz: "Ofendiam aos enviados de Deus, desfazendo-se de suas palavras, burlando-se de Seus profetas, até ascender-se a ira de Ado-nai, sobre Seu povo, até que já não houvesse cura!" - 2Cr 36:16. - Quer dizer: transgrediram por sua própria vontade, tornando-se demasiadamente culposos, até que incorressem na penalidade de que fosse impedida deles a [possibilidade da] techuvá, que é a cura.

", --" ( ,; ,): , " , " ( ,), , ; . 5 Por esta razão, está escrito na Torá: "...Endurecerei o coração de Faraó..." - V. Ex 4:21; 14:4. Por haver transgredido por si próprio a princípio, fazendo mal a Israel que eram peregrinos em sua Terra, conforme está escrito: "...Sejamos astuciosos em concernência a eles..." - Ex 1:10 - o juízo [de Deus] foi que se impedisse dele a possibilidade da techuvá, até que pagasse [por sua iniquidade], pelo que Deus endureceu a seu coração.

, , ", : . . ." ( ,), ", " ( ,)-- , , , . 6 Por que [então] enviou-lhe Moisés a dizer: "Envia [os judeus de tua Terra], e faz techuvá!", já havendo dito o Santo, Bendito é Ele, que "[certamente] não enviarás!", como está escrito: "Tu e teus servos - bem sei..." - Ex 9:30. "Contudo, para isto te coloquei..."? - Ex 9:16. - Para fazer saber às futuras gerações que no tempo em que Deus impede a possibilidade de arrependimento de alguém transgressor, este não consegue tornar-se ao caminho do bem, senão morrerá em sua transgressão primeva, que fizera voluntariamente.

, "- ' -, -" ( ,). , " ' - -, " ( ,). , , " -, " ( ,), . 7 E similarmente, Siĥon, pelas iniquidades que tinha [praticado], incorreu na penalidade de que fosse eximida dele a capacidade de arrepender-se, como está escrito: "Pois endurecera Deus a seu espírito, e deu coragem a seu coração" - Dt 2:30. Assim, os cananeus, por suas abominações - impediu deles que se arrependessem até guerrearem contra Israel, como está escrito: "De Deus veio o fortalecer a seus corações para virem ao encontro de Israel em guerra, para os destruir..." - Js 11:20. Igualmente, Israel, nos dias de Elias, por haverem sido excerbadamente culposos, impediu dos tais que exageraram o arrependimento, como está escrito: "Mas, tu fizeste voltar seus corações atrás..." - 1 Rs 18:37.

, , , ; , . 8 É o mesmo que dizer: Deus não decretou que Faraó fizesse mal a Israel, nem que que Siĥon cometesse transgressões em sua Terra, nem que os cananeus chegassem a viver em abominações, nem sobre Israel que cometessem idolatria. Ao contrário, todos transgrediram por si mesmos, e todos eles incorreram na penalidade de que deles fosse impedida a possibilidade do arrependimento.

[] ' , " ', " ( ,; ,)-- , . " " ( ,), , , . , . 9 A isto fazem referência os profetas e os justos em suas orações a Deus, pedindo que os ajude no caminho da verdade, como disse David: "Mostra-me, Ado-nai, teu caminho..." - Sl 27:11; 86:11. Quer dizer: "Não me impeçam minhas transgressões de trilhar pelo caminho da verdade, que nele conhecerei teu caminho e a unicidade de teu nome!" - e assim, é o que disse: "Um espírito bondoso seja-me por fulcro..." - quer dizer: "Permite que meu espírito faça sua vontade, e minhas transgressões não sejam causa do impedir-me a techuvá, senão esteja o arbítrio em minhas mãos, até que eu torne, entenda e conheça o caminho da verdade." - Segundo isto, são todos os versículos similares a este.

[] "- '; - , . , ; , " ( ,-). ', . , , , . , -- . 10 E, que significa isto que disse David: "Bom e reto é Deus: portanto, dirige os transgressores pelo caminho, encaminha os humildes por julgamento, e aos humildes ensina seu caminho!"? - Sl 25:8,9 - que enviara a eles profetas que fizessem saber os caminhos de Deus, fazendo com que o povo se arrependesse, e ainda mais dando-lhes força para estudar e entender, pois esta virtude encontra-se em todo ser humano, e sempre que este é impulsionado para os caminhos da sabedoria e da justiça - desejam-as, e buscam-nas [mais por si mesmos]. É o dito pelos Sábios [do Talmud]: "Aquele que vem para se purificar, é ajudado!" - como que dizendo: "achar-se-á ajudado pela própria ação [realizada por ele]."

", " ( ,), ; " -" ( ,), . : , ; -- , . , . -- , . , , " - , " ( ,). 11 E, acaso não está escrito na Torá [quando Deus fizera saber a Abraham acerca da estadia de seus filhos no Egito]: "...Escravizá-los-ão e afligir-los-ão..." - Gn 15:13- eis, predestinara os egípcios que fizessem mal [aos hebreus]! E, está escrito: "...Levantar-se-á este povo, e prostituir-se-á após os deuses do estranho da Terra..." - Dt 31:16 - eis, predestinou o povo a fazer idolatria! Por que, então, vingou-se deles [fazendo-os pagar pela transgressão à qual foram predestinados]? - por não haver decretado sobre determinada pessoa que fosse este o predestinado a cometer de idolatria, ao contrário: se cada um daqueles que adoraram ídolos não quizesse - não haveria adorado. E, não fê-lo saber o Criador, senão [deixara que tudo ocorresse segundo o] costume [natural] do mundo. Isto, a que se assemelha? A quem quer que diga: "Deste povo sairão justos e iníquos." - não por isto poderá dizer um ímpio que já foi predestinado a ser um iníquo, por haver Deus revelado a Moisés que haveriam iníquos no povo de Israel, segundo o que está escrito: "Não deixará de existir pobres na Terra [de Israel]!" - Dt 15:11.

, , , -- , . , . 12 Similarmente - os egípcios - se cada um daqueles que fizeram mal ao povo de Israel não quizesse fazer-lhes mal, o alvedrio estava em suas mãos. Pois não decretara sobre determinado homem que o fizesse, senão fez saber que no futuro sua semente seria escravizada numa terra não sua. E já esclarecemos que não há capacidade no ser humano para saber como conhece Deus as coisas futuras a acontecer.


| A Torá Oral | Todo o Michnê Torá | Glossário |
| cp 1 | cp 2 | cp 3 | cp 4 | cp 5 | cp 7 | cp 8 | cp 9 | cp 10 |