| Voltar |

| Conheça a Lei recebida oralmente de Deus no Sinai |

| Os sete preceitos de Deus para a humanidade |

O Reinado Messiânico
o que é?

SANEDRIN:
o corpo jurídico hebraico instituído por Deus no Sinai!

A Torá é uma ordem nacional-pessoal-espiritual prática em todos os setores da vida humana, dirigindo os passos do homem israelita em todos os campos - tanto no material como no espiritual, individual, conjugal e nacional. Enquanto os antigos gregos inventaram o falho sistema governamental democrático conhecido no mundo ocidental como o sistema pelo qual deve a humanidade dirigir seus passos - pela "liberdade de expressão" e "igualdade entre os seres", a Lei de Deus outorgada no Sinai apresenta uma forma de governo distinta, bem como um código penal que envolve o homem com Deus em cada passo do seu dia a dia. Os antigos filósofos chamaram ao sistema israelítico governamental de Teocracia, ou seja, o Governo Divino.

O termo "Sanedrin" é comumente traduzido no mundo cristão como "Sinédrio", e é composto de setenta juízes conhecedores em plenitude de todos os setores da Torá, capazes para julgar em todo assunto necessário, conforme o caso. Para tanto, exige-se que nele hajam pessoas que conheçam idiomas diversos, bem como magia em suas diversificadas classes e métodos, segundo as regiões do planeta, e segundo as ordens. Devem ser pessoas que conheçam um pouco das ciências gerais, que tenham conhecimento amplo.

Entre as exigências peculiares aos integrantes do Sanedrin, há uma para a qual é importante e imprescindível chamar a atenção: qualquer pessoa que não tenha filhos não pode tornar-se membro. Segundo a Torá, a pessoa que não tem prole está inapto para julgar determinados casos, pelo simples fato de que a pessoa que ainda não teve filhos não tem consciência plena do que é misericórdia e piedade, e o Sanedrin não pode de forma alguma ser cruel com os réus, senão compreensivo, sempre buscando o lado bom das pessoas e algum motivo de mérito por alguma ação importante realizada por este no decorrer de sua vida, pela qual mereça escapar ao condenamento. Igualmente, é proibido estar no Sanedrin como integrante um velho que o seja demasiadamente, pela razão de que as pessoas idosas tendem a tornar-se um tanto ranzinzas e iracundos, além de que as dificuldades da criação dos filhos já estão esquecidas pelo tempo.

O sanedrin é composto de um "nassi", um "av-bet-din", que se assenta à esquerda do nassi, e os demais assentam segundo a ordem de sua sabedoria, estando os mais sábios dentre eles mais próximos ao "nassi" e ao "Av-Bet-Din". Os assentos são dispostos como uma meia-lua, para que o Nassi possa ver a todos e ser vistos por todos.

Perante eles, assentam-se três filas de vinte e três sábios, aptos para julgar, que podem ser nomeados em casos de necessidade imediata, as quais acham-se mais próximas aos setenta segundo sua sabedoria. Por exemplo, em caso de condenação à pena capital, devem ser os que condenam dois a mais, e em caso de divisão de metade-metade, trinta e cinco condenam, trinta e cinco absolvem, sobrando apenas um a condenar, deve-se nomear imediatamente uma pessoa das três filas, para que possam livrá-lo da condenação à morte. Este imediatamente passa a ser tido como "samukh", passando a ser chamado "rabi".

Os setenta e um devem sentar-se no local do Templo, num setor especialmente designado para eles, chamado "Lichcat ha-Gazit". Neste mesmo lugar decidem todas as controvérsias em todos os setores da Torá. Caso não estejam neste lugar (como ocorrera no período do jugo romano sobre os judeus), não podem julgar penas capitais, pois para tanto dependem do local - o Monte Moriá, pelo que está escrito: "... o lugar que Deus escolhera ...". Nos demais lugares da Terra de Israel, e mesmo fora dela, podem decidir tudo, exceto casos de pena capital. Pelo fato de o Império Romano proibir que os judeus decidissem casos penais, os Sábios decidiram que se assentariam fora do local determinado, para que estivessem inaptos para tanto, até que passasse da face da Terra o império bestial.

Entre as obrigações precípuas do Sanedrin está a nomeação de pequenos tribunais de vinte e três juízes para comarcas, e de três juízes para cada pequena localidade. Estes estão submetidos à autoridade máxima do Sanedrin que se assenta no Templo, e em caso de pergunta em qualquer caso por algum habitante de determinado lugarejo, deve este juntamente com eles ir ao tribunal maior mais próximo com seu questionamento. Caso eles tampouco possam responder, devem ir ao tribunal do portal do Templo, e em caso de não haverem obtido resposta, dirigir-se ao supremo tribunal que se acha no local chamado "Lichcat ha-Gazit". Se têm eles, ou um deles, como algo recebido diretamente do Sinai, dão resposta imediata; caso não, discutem e concluem naquele mesmo momento, fazendo saber a todo o povo de Israel sua resposta renovada.

Quanto ao sistema governamental, está escrito: "Entronarás sobre ti um rei..." - e este deve ser entronizado pelo sanedrin ou por um profeta, a não ser quando recebe o trono por herança da Casa de David, e esta recepção está ininterrupta, sem que haja sobre ela divergência entre irmãos. Qualquer rei de outra família ou tribo de Israel - no caso de interrupção do reinado da dinastia davídica, deve ser ungido com óleo diferente do usado para os reis da estirpe davídica, fruto da resina de uma árvore de cheiro chamada em hebraico talmúdico "afarsemon", reconhecido como sendo o estoraque lembrado na Bíblia. O óleo usado para os descendentes de David, é o mesmo usado para o sacerdote ungido. Estes não precisam unção, pois o trono lhes pertence por herança, e a unção de David serve-lhes para sempre. Somente em caso de divergências dentro dos próprios herdeiros se efetua nova unção. Regra importante na unção dos reis israelitas é que esta somente pode ser efetuada em uma fonte de águas vivas - seja da estirpe davídica, ou demais reis de qualquer outra tribo, como por exemplo, os hasmoneus.

Os reis da casa de David podem ser julgados pelo sanedrin, e podem também julgar. Os demais reis, não. "Seu coração não é apto para render-se totalmente à Torá como os da Casa de David", disseram os sábios. Da experiência do reinado dos hasmoneus - sacerdotes levitas - nota-se o estrago que origina-se do cargo em mãos de quem não lhe pertence o cargo.

Com a reinstituição do sanedrin em nossos dias na Terra de Israel, que se faça em breve, com a ajuda de Deus, aproximaremo-nos um pouco mais de nossa redenção. Com ele, restituir-se-á também o reinado da Casa de David. Brevemente revelar-se à um descendente de David para reinar como nos dias antigos, conforme prometera Deus a David, e logo veremos novamente os cohanim e os leviim em seu trabalho diário no Bet ha-Miqdach!

Poder-se-á clamar em alta voz para os quatro cantos do planeta - especialmente para as montanhas assírias - buscando reunir as demais tribos: Chilô bá!


rabino@judaismo-iberico.org

איחוד ספרדי-פורטוגלי

União Sefardita Hispano-Portuguesa

POB 443 - `Elí - Gush Shiloh
DN Ephraim 44828
Israel

Copyright © 2004, 2005, , 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014

Todos os direitos reservados.
| Voltar à Página principal |

| Conheça a Lei recebida oralmente de Deus no Sinai |

| Os sete preceitos de Deus para a humanidade |

O Reinado Messiânico
o que é?