Michnê Torá de Rabi Mochê ben-Maimon

Voltar para a página principal

Grandes Figuras do Judaísmo Hispano-Português

Os Grandes Filhos da Nação:

|Rabi Ĥaim ben Israel Benveniste|


Rabino e escritor de renome mundial, conta-se entre os maiores sábios que a Turquia já teve. Nasceu em Constantina em 1603, crescera e educara-se em casa de seu avô r. Moisés Benveniste, que era um dos anciãos da comunidade, originário de importante família judia da Espanha. Estudou na escola rabínica de rabi Iossef di Trani, do qual recebera a maior parte de seu conhecimento campo da Torá. Foi aluno também de diversos grandes e famosos rabinos, como como r. Iossef Samega e r. Tsêmaĥ de Narbona (Narboni). Seu principal mestre, o rabino di Trani tivera-lhe tanto apreço que não se relacionava com ele como com um discípulo, senão como a um colega e amigo.

Ao contar com vinte e quatro anos, principiou a compilar um escrito sobre o "SaMaG" ("Sêfer Mitsvôt Gadol" - "O Livro Maior dos Preceitos"). Neste período foi convocado para fazer parte do concílio rabínico da cidade, e tornara-se responsável por assuntos de "issur veheiter" (leis proibitivas e permissivas especialmente em questões alimentícias, muito aprofundadas), cargo extra-importante naqueles dias, e somente fora dado aos maiorais dentre os sábios de Torá. Alguns anos mais tarde tornara-se o rabino de Tíria, onde servira por quinze anos.

Sua fama tem origem especialmente em seu famoso livro "Kenêsset ha-Gedolá" ("A Grande Assembléia"), sobre o "Chulĥan 'Arukh", sem o qual "não poderá ninguém levantar um mestre de halakhá que tenha veraz temor de instruir em questões halakhá...", como escrevera sobre ele o famoso rabino marroquino r. Ĥaim Iossef David Azulay (mais conhecido pelo acróstico "Ĥidá"). O livro merecera palavras de admiração também do rabino de Jerusalém naqueles dias, r. Moisés Galante, bem como de outros sábios da Terra de Israel e do oriente.

Este livro de r. Ĥaim Benveniste é composto de todos os legisladores rabínicos desde r. Iossef Caro até seus dias, com esclarecimentos e revisões nas regras (e das regras) talmúdicas em concernência à metodologia tomada por rabinos em suas promulgações.

Seu livro sobre o "SaMaG", que principiara sua compilação ainda em sua juventude, e pretendia que fosse muito maior, escrevendo sobre todas as resoluções rabínicas, pós-talmúdicas, resolvera torná-lo conciso, devido aos anos de trabalho nesta importante obra que fôra o livro "Kenêsset ha-Gedolá". Seu livro sobre o "SaMaG" se intitulara "Dina deĤaiê", que em aramaico significa "O Juízo dos Vivos".

Outro escrito importante de r. Ĥaim Benveniste é o livro de perguntas e respostas em quesões diversa de halakhá ("responsas"), intitulado "Ba'ê ĥaim" ("Solicitadores de Vida"), impresso em Salônica. Uma segunda parte de seus escritos desta classe fora impressa em Constantina, pertinente ao primeiro tomo dentre os quatro que compreendem o "Chulĥan 'Arukh".

Outra obra importante que foi fruto de suas mãos, o livro "Ĥamrá deĤaiê" (em aramaico: "O Vinho da Vida"), sobre o tratado Sanedrin do Talmud Babilônio, foi impresso em Livorno, na Itália, e outro livro seu impresso na Itália (Veneza) foi um opúsculo sobre a hagadá de Pêssaĥ, chamado "Pêssaĥ Me'ubin".

Ao falecer, em 1673, ocupara seu lugar o principal dentre os rabinos da Turquia, seu filho, que chamara pelo nome de seu pai, segundo a antiga tradição sefardita: r. Israel benveniste.


Michnê Torá de Rabi Mochê ben-Maimon

Página principal

| Voltar |