Todo o Michnê Torá | Voltar | Glossário
Capítulos:
Intróito | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | Todo o livro

Capítulo 6

01 Se uma pessoa sair da cidade na véspera do chabat, e depositar alimento para duas refeições distante da cidade dentro do setor de chabat, decidindo que ali passará o chabat, mesmo que retorne a sua casa e durma lá, deve ser tida essa pessoa como se houvesse passado o chabat no local onde depositou as duas refeições, sendo isto o que chama-se "'eruvê tehumin".

02 E, essa pessoa terá direito de caminhar a partir do local de seu 'eruv dois mil côvados em qualquer direção. Portanto, ao ir desde o local de seu 'eruv no dia sequente dois mil côvados em relação à cidade, não pode andar na cidade senão até o local de onde empeçou a medir. Mas, se a cidade estiver completamente dentro de sua medida, toda ela torna-se como se fosse o espaço de quatro Côvados, e deve completar sua medição em seu exterior.

03 Como assim? - digamos que haja depositado seu 'eruv na distância de 1.000 côvados em relação à casa onde mora, em sua cidade, em direção leste, pode caminhar 2.000 côvados desde o local de seu 'eruv para oeste, 1.000 até sua casa, e mais 1.000 desde sua casa - dentro da cidade - mas não pode caminhar na cidade senão até o final dos 1.000 côvados.

04 Portanto, se depositar seu 'eruv na distância de 2.000 côvados desde sua casa na cidade, perderá o direito de caminhar por toda a cidade, sendo que pode caminhar desde sua casa até seu 'eruv 2.000 côvados, e desde seu 'eruv até sua casa 2.000 côvados, e não pode andar a partir de sua casa na cidade na direção do ocidente nem sequer um côvado.

05 Se alguém depositar seu 'eruv em um "rechut ha-yahid" - mesmo se for em uma cidade tão grande quanto Nínive, ou ainda que seja em uma cidade em ruínas, ou até uma caverna que for apta para servir de local de moradia - pode andar por toda ela, e ir além dela 2.000 côvados em qualquer direção. Se alguém depositar seu 'eruv dentro da cidade onde passará o chabat, seu feitio é nulo, pelo que não consideram-se as medidas a partir do local de seu 'eruv, sendo ele como todos os demais citadinos, que todos têm 2.000 côvados em qualquer direção no exterior da cidade. Caso congenérico: se depositar-se o 'eruv em locais que vêem-se como parte citadina, que quando fazem a medida do setor de chabat, mede-se a partir de além deles, sendo que faz-se deles parte integrante da cidade. [Outro caso:] se colocar além do setor, não tem validade como 'eruv.

06 Não pode-se fazer 'eruvê tehumin senão por algo de razão preceitual, por exemplo, caso queira ir visitar um enlutado, ou a uma festa de consumação de conúbio, receber seu mestre de Torá, ou um amigo que venha de viagem, ou semelhantes. Também por temor, como por exemplo, se quiser fugir de gentios, de salteadores, ou casos semelhantes. Se - porém, fez o 'eruv não para uma dessas coisas, senão por motivos variados, o 'eruv é válido.

07 Com tudo o que pode-se fazer o chituf faz-se 'eruv tehumin. E, tudo o que não serve para que com tal seja feito o chituf, não se faz tampouco 'eruv tehumin com os mesmos. Que medida necessita o 'eruv tehumin? - alimento suficiente para duas refeições para cada pessoa, e se for "liftan", o suficiente para comer com ele duas refeições, idêntico ao chituf.

08 É mister que estejam a pessoa e seu 'eruv em um mesmo lugar, para que seja possível comêlo durante o arrebol. Portanto, no caso de haver pensado em passar o chabat em um recinto púlico e depositado seu 'eruv em um recinto particular ou vice-versa - não considera-se seu 'eruv como tal, pois não é possível retirá-lo do recinto particular para o recinto público durante o arrebol, senão em transgressão,

09 Porém, se tiver a intenção de passar o chabat no recinto particular, ou no recinto público e depositar seu 'eruv na carmelit, ou tiver a intenção de passar o chabat na carmelit, e depositar seu 'eruv no recinto particular ou no recinto público, o 'eruv é válido, pois durante o tempo em que faz-se a "aquisição do 'eruv", que é o arrebol, é permitido introduzir ou retirar de qualquer um dentre ambos os recintos para a carmelit, desde que seja por motivo preceitual, pois tudo o que é proibido por decreto dos Sábios não decretaram a proibição durante o arrebol em caso preceitual, ou em situações de extrema gravidade.

10 Caso deposite em uma caixa, e perder a chave - se puder retirar sem efetuar uma ação proibida, é válido;, pois não há proibição de se fazer algo durante o arrebol por motivo preceitual, a não ser que trate-se de uma das ações proibidas. Se depositar o 'eruv no topo de uma cana ou no topo de uma vara que germinam [diretamente] da terra, não é válido como 'eruv, por decreto - para que não venha a desarraigar. Se porém, eram já desarraigados, [e apenas] fincados no chão o 'eruv é válido.

11 Toda pessoa que depositar seu 'eruv em que lugar for, tem no dito local de seu 'eruv quatro côvados. Portanto, a pessoa que depositar seu 'eruv no limite do setor [de chabat] e este rolar e terminar por cair fora do setor dentro de dois côvados, é válido como 'eruv, como se fosse feito em seu próprio local; se, porém, cair fora de dois côvados, não vale como 'eruv, pois foi feito fora do setor [de chabat]. E, se a pessoa fizer seu 'eruv em local externo ao setor, não é válido, pois não tem como chegar a ele.

12 Se o 'eruv rolar para fora do setor, perder-se ou queimar-se, ou ainda se for feito de terumá e impurificar-se, se ocorrer um destes casos durante o dia, não é válido como 'eruv; porém, se tal se der durante o arrebol, é válido, pois a aquisição do 'eruv se faz durante o arrebol. Em caso de dubiedade, é válido, pois o 'eruv duvidoso é válido. Portanto, se comer o 'eruv durante o arrebol, ele permanece válido.

13 Se duas pessoas lhe disseram: "-Sai, e faz o 'eruv por nós!", e houver feito por um deles ainda durante o dia, e pelo outro durante o arrebol, esse pelo qual fizera durante o dia - seu 'eruv deve ser sorvido durante o arrebol, e o do outro, pelo qual fizera durante o arrebol, deve ser comido após o intróito do escurecer. Ambos adquiriram o 'eruv, pois o que fora feito durante o arrebol, é válido, posto que durante o arrebol é caso dúbio, mas caso de dúvida em 'eruv, significa validade. Apesar disto, se há dúvida acerca do princípio do escurecer, se é, ou não, a priori não se faz 'eruvê tehumin; mas, caso fizer, terá validade.

14 Se cair sobre o 'eruv um monturo ainda durante o dia da véspera, se puder retirar sem efetuar uma ação proibida, será válido, pois é permitido retirar no arrebol, que é o tempo para a aquisição do 'eruv. Se cair sobre ele um monturo desde o escurecer, é válido como 'eruv, apesar de não haver possibilidade de o retirar sem efetuar uma ação proibida. Em caso de dúvida - se caiu ainda de dia, ou se caiu desde o anoitecer - é válido, pois o 'eruv dúbio considera-se válido.

15 Mas, se fizer o 'eruv com uma terumá na qual há dúvida se impurificou-se, não é 'eruv válido, pois não há uma refeição apta para ser sorvida. De modo similar - se tiver diante de si duas porções de terumá, sendo uma pura e a outra impura, sem que saiba qual das duas é qual, e disser: "Meu 'eruv está na [terumá] pura, esteja onde estiver!" não vale como 'eruv, pois não há uma refeição apta para ser sorvida.

16 Se declarar que "esta porção é - no dia de hoje - profana, e amanhã - consagrada!", e fizer o 'eruv com ela, o 'eruv é válido, pois durante o arrebol ainda não se consagrara. Mas, se disser: "Hoje é consagrada, e amanhã será profana", não poderá fazer o 'eruv com ela, pois não será apta para ser sorvida até que escureça. Similarmente, se separar a terumá, e condicionar que não será terumá enquanto não cair o escurecer, pois ainda será têvel durante todo o arrebol, e é preciso que seja uma refeição apta para ser sorvida desde a véspera.

17 Se alguém depositar seu 'eruv no cemitério, o mesmo é sem validade, pois o cemitério é local proibido para proveito próprio, e por querer que seu 'eruv subsista lá após a aquisição, achar-se-á tirando dele proveito para si. Se colocar em um local onde havia um túmulo, e foi arado, é o 'eruv válido, e mesmo se for de um cohen, pois pode entrar lá em algo suspenso no ar, ou soprando pouco a pouco, enquanto anda.

18 Pessoas em quantidade que quiserem associar-se em 'eruvê tehumin devem reunir todos eles seus 'eruvin, equivalente a duas refeições para cada um, e depositar em um mesmo utensílio no lugar onde quiserem. Se fizer um deles o 'eruv por todos eles, é mister que os benefecie com o mérito nele através de uma pessoa à parte, e é prescindível que os faça sabedores do fato. Isto, porquanto não se faz 'eruv por ninguém sem sua consciência, pois pode ser que não deseja que seu 'eruv seja feito na mesma direção que quer o outro. Se fê-lo saber ainda durante o dia na véspera, mesmo que este não o quis, senão após o escurecer, é válido. Mas, se não fê-lo saber senão após o escurecer, não é-lhe válido, pois não se faz 'eruv a partir do escurecer.

19 Todo o que tem direito a ser beneficiado com 'eruvê hatserôt, pode-se através dele dar mérito em casos de 'eruvê tehumin; e, todo o que não há como ser beneficiado no mérito de 'eruvê tehumin, não se beneficia através deste em 'eruvê tehumin.

20 Pode uma pessoa dar uma ma'á ao ba'al ha-báit, para que este compre para si um pão e faça o 'eruv para si. Mas, se der a um comerciante, ou a um padeiro, dizendo: "-Concede-me direito (ao 'eruv) por meio desta ma'á!", não será válido como 'eruv. Mas, se disser: "-Faça o 'eruv por mim usando esta ma'á!", tal pessoa pode pegar um pão ou um dos produtos alimentícios e fazer por ele o 'eruv Todavia, se der-lhe um utensílio e disser: "-Dá-me produtos de alimento em troca disto, e concede-me por seu intermédio direito (ao 'eruv)!", pode este pegar o alimento e fazer o 'eruv por ele.

21 Toda pessoa pode fazer 'eruvê tehumin por intermédio de seu filho ou filha pequenos, por intermédio de seu servo cananeu, ou serva cananéia, conscientes do que fazem, ou não. Portanto, se fizer por eles, e eles fizerem por si mesmos, desobrigam-se através do 'eruv de seu amo. Porém, não se faz o 'eruv por intermédio do filho ou filha adultos, nem tampouco através de seu servo ou serva hebréia, ou mesmo sua esposa, senão tendo eles a consciência de tal coisa, inobstante serem eles seus dependentes. Se, porém, fizer por eles, e eles permanecerem na oitiva e tácitos, desobrigam-se através de seu 'eruv. Outrossim, se fizer por cada um deles, e eles fizerem por si, não há maior protesto que este, pelo que desobrigam-se [somente] pelo que fizerem eles mesmos. Um menor, de seis anos abaixo, desobriga-se pelo 'eruv de sua própria mãe, e não prescinde que deposite por ele duas refeições excedentes.

22 Se alguém desejar enviar seu 'eruv por mãos de outrem no intuito de que este o deposite onde pretende passar o chabat, é livre para fazê-lo. Ao enviar - contudo - não o faça por intermédio de um surdo, de um mentecapto ou de um menor etático, nem tampouco por intermédio de quem consigo não houver aceite do mandamento de 'eruv. Se enviar, não haverá validade para tal 'eruv. Se - outrossim - enviar por intermédio de um destes descabidos para que levem-no a alguém que seja apto, para que este o porte e deposite no local reservado para o 'eruv, mesmo que envie em um macaco ou elefante, é válido. Isto, porém, desde que esteja presente à distâcia, e veja que o inapto, ou o animal, chegou até a pessoa apta, ao qual disse que levasse o 'eruv. Semelhantemente, pessoas em grupo que desejarem associciar-se em 'eruvê tehumin: se quiserem enviar seu 'eruv por intermédio de uma única pessoa, podem fazê-lo.

23 Uma pessoa particular, ou um grupo de pessoas - se disserem para alguém: "-Faz o 'eruv por nós! e este fizer numa direção qualquer segundo lhe apraz, é válido, pois eles é que não determinaram-lhe uma direção em especial. Se alguém disser a um confidente: "-Faz o 'eruv por mim com tâmaras!", e este fizer com figos ressessos, ou vice-versa, ou ainda se disser que ponha em uma caixa, e colocar em um pombal, ou vice-versa, em uma casa, e depositar em um sótão, ou vice-versa, não tem validade. Mas, no caso de haver dito: "-Faz o 'eruv por mim!" sem proferir qualquer acréscimo, e este o fizer - seja com tâmaras ou com figos secos, seja na casa ou no sótão, é válido o 'eruv.

24 Do mesmo modo que deve-se bendizer pelos 'eruvê hatserôt, bendiz-se sobre 'eruvê tehumin, e recita-se em seguida: "Por meio deste 'eruv ser-me-á permitido andar desde este local dois mil côvados em qualquer direção!" E, se estiver fazendo por outras pessoas, deve recitar: "Por meio deste 'eruv será permitido para fulano e siclano..." ou: "...para pessoas de tal lugar...", ou ainda "...de tal cidade..." "...andar desde este local dois mil côvados em qualquer direção!"


Todo o Michnê Torá | Voltar | Glossário
Capítulos:
Intróito | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | Todo o livro
Alguma pergunta? Consulte-nos!