Michnê Torá em português | em português e hebraico (interlinear) | Voltar


União Sefardita Hispano-Portuguesa

האיחוד הספרדי-פורטוגלי

Contate pessoas de sua cidade para o avanço de nosso projeto de restauração!
(Os nomes que aparecem em cor azul-marinho são de pessoas de origem diversa, interessados em ajudar.)

PORTUGAL

Nome:

Cidade:

End. Eletrônico:

Telefone (opcional):


ISRAEL

Nome:

קרן לוץ

Cidade:

Gush Shiló

End. Eletrônico:

karina_israel@yahoo.com.br

Telefone (opcional):


BRASIL

Nome:

Tiago G. da Silva
Maria L. Medeiros

Cidade:

Recife - PE
Recife - PE

End. Eletrônico:

tiagogeraldo@terra.com.br
M. Leonor / MLMedeiros

Telefone (opcional):

(081) - 3675-1759 / 8806-3336

*********


MÉXICO

Nombre:

Ciudad:

Dir. Eletrónica:

Teléfono (opcional):


(Outros países serão acrescentados à lista de acordo com a correspondência recebida.)

Michnê Torá em português | em português e hebraico (interlinear) | Voltar

Caro hebreu:

Por certo, terá lido a página anterior. Esperamos contar com sua pessoa para a continuação do prélio. Com a ajuda do Santo, Bendito é Ele, brevemente ver-se-á surgir na diáspora pós-inquisição, como fênix a elevar-se novamente ressurrecta das chamas, comunidades sefarditas, assim como se fizera em Amsterdam.

"Se alguém te diz:"Tu te esforçaste a ponto de cansar-te, e portanto, não conseguiste!" - não creias; "Tu não te esforçaste a ponto de cansar-te, mesmo assim conseguiste!", não creias, tampouco. "Tu te esforçaste a ponto de cansar-te, e portanto conseguiste!" - Crê!" - (Máxima de Rabi 'Aqiba).

Nestas palavras de Rabi 'Aqiba está oculto o segredo do verdadeiro êxito. E, conforme escrito em Pirqê Abôt, "Não há obrigação que tu completes toda a obra, mas tampouco tens permissão de abandoná-la!" Nosso caminho já percorrido é longo e sem êxito, salvo pouquíssimas pessoas lograram chegar ao anelado. A dor adquirida pelas entrevistas transatas e a desfeita das pessoas de quem se esperava maior atenção, juntando-se ao temor da discriminação, levara muitos a "desaparecer", deixando para trás os que encontram-se no mesmo caminho e esforço para o retorno às raízes.

Após haverem muitos dos nossos mendigado o retorno perante rabinos que desfizeram-se do relato, dando-lhes evasivas, mais pela preocupação egoística perante o rabinato geral, do que propriamente por descrer do relato (vários casos há nos quais o entrevistador trouxera documentação genealógica de mais que quatrocentos anos!), compreendemos que devemos principiar a fazer tudo por nossas próprias mãos, confiando em Deus, que jamais abandonara aos que buscam a Ele retornar. Solicitamos, portanto, que envie-nos seus pormenores, para que possamos colocá-lo nesta página, facilitando o contato e a reorganização comunitária.

Os pormenores colocados em rede, seão somente os mencionados no listado acima (nome, endereço e localidade). As pessoas que quiserem que também seu número telefônico seja colocado, devem deixar isto claro, para que possamos fazê-lo. Sem autorização especial, não transcreveremos o telefone.

Que requisitos devem ser enviados a nós:

Para que possamos colocar seu nome na lista, é imprescindível que a nós sejam enviados seus pormenores genealógicos de pelo menos cinco gerações, deixando-nos claro quais são os casos endogâmicos nestas cinco gerações. é importante também saibamos acerca do local e data de nascimento e falecimento desses antepassados, sempre que possível. Além disto, um pequeno relato acerca dos costumes de origem "cristã-nova" na família em geral. É mister que se nos envie também endereço e telefone para possíveis contatos, se necessários.

As pessoas que não fazem parte, senão interessam-se simplesmente em prestar auxílio, os quais têm seus nomes acima sinalados por um asterisco, não é necessário que nos enviem todos os pormenores, senão simplesmente que digam se são israelitas ou não, e em caso afirmativo, de que origem, e o porquê do interesse em ajudar.

Rabino J. de Oliveira

איחוד ספרדי-פורטוגלי

União Sefardita Hispano-Portuguesa

POB 443 - `Elí - Gush Shiloh
DN Binyamin 44828
Israel

Copyright © 2004, 2005, , 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012

Todos os direitos reservados.