Índice

Joel 1

1 2 3 4

à ãÌÀáÇø-éÀäåÈä àÂùÑÆø äÈéÈä, àÆì-éåÉàÅì áÌÆï-ôÌÀúåÌàÅì. 1 Palavra do Senhor, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel.
á ùÑÄîÀòåÌ-æÉàú, äÇæÌÀ÷ÅðÄéí, åÀäÇàÂæÄéðåÌ, ëÌÉì éåÉùÑÀáÅé äÈàÈøÆõ; äÆäÈéÀúÈä æÌÉàú áÌÄéîÅéëÆí, åÀàÄí áÌÄéîÅé àÂáÉúÅéëÆí. 2 Ouvi isto, vós anciãos, e escutai, todos os moradores da terra:  Aconteceu isto em vossos dias, ou nos dias de vossos pais?
â òÈìÆéäÈ, ìÄáÀðÅéëÆí ñÇôÌÅøåÌ; åÌáÀðÅéëÆí, ìÄáÀðÅéäÆí, åÌáÀðÅéäÆí, ìÀãåÉø àÇçÅø. 3 Fazei sobre isto uma narração a vossos filhos, e vossos filhos a transmitam a seus filhos, e os filhos destes à geração seguinte.
ã éÆúÆø äÇâÌÈæÈí àÈëÇì äÈàÇøÀáÌÆä, åÀéÆúÆø äÈàÇøÀáÌÆä àÈëÇì äÇéÌÈìÆ÷; åÀéÆúÆø äÇéÌÆìÆ÷, àÈëÇì äÆçÈñÄéì. 4 O que a locusta cortadora deixou, a voadora o comeu; e o que a voadora deixou, a devoradora o comeu; e o que a devoradora deixou, a destruidora o comeu.
ä äÈ÷ÄéöåÌ ùÑÄëÌåÉøÄéí åÌáÀëåÌ, åÀäÅéìÄìåÌ ëÌÈì-ùÑÉúÅé éÈéÄï; òÇì-òÈñÄéñ, ëÌÄé ðÄëÀøÇú îÄôÌÄéëÆí. 5 Despertai, bêbedos, e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto; porque tirado é da vossa boca.
å ëÌÄé-âåÉé òÈìÈä òÇì-àÇøÀöÄé, òÈöåÌí åÀàÅéï îÄñÀôÌÈø; ùÑÄðÌÈéå ùÑÄðÌÅé àÇøÀéÅä, åÌîÀúÇìÌÀòåÉú ìÈáÄéà ìåÉ. 6 Porque sobre a minha terra é vinda uma nação poderosa e inumerável.  os seus dentes são dentes de leão, e têm queixadas de uma leoa.
æ ùÒÈí âÌÇôÀðÄé ìÀùÑÇîÌÈä, åÌúÀàÅðÈúÄé ìÄ÷ÀöÈôÈä; çÈùÒÉó çÂùÒÈôÈäÌ åÀäÄùÑÀìÄéêÀ, äÄìÀáÌÄéðåÌ ùÒÈøÄéâÆéäÈ. 7 Fez da minha vide uma assolação, e tirou a casca à minha figueira; despiu-a toda, e a lançou por terra; os seus sarmentos se embranqueceram.
ç àÁìÄé, ëÌÄáÀúåÌìÈä çÂâËøÇú-ùÒÇ÷ òÇì-áÌÇòÇì ðÀòåÌøÆéäÈ. 8 Lamenta como a virgem que está cingida de saco, pelo marido da sua mocidade.
è äÈëÀøÇú îÄðÀçÈä åÈðÆñÆêÀ, îÄáÌÅéú éÀäåÈä; àÈáÀìåÌ, äÇëÌÉäÂðÄéí, îÀùÑÈøÀúÅé, éÀäåÈä. 9 Está cortada da casa do Senhor a oferta de cereais e a libação; os sacerdotes, ministros do Senhor, estão entristecidos.
é ùÑËãÌÇã ùÒÈãÆä, àÈáÀìÈä àÂãÈîÈä:  ëÌÄé ùÑËãÌÇã ãÌÈâÈï, äåÉáÄéùÑ úÌÄéøåÉùÑ àËîÀìÇì éÄöÀäÈø. 10 O campo está assolado, e a terra chora; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite falta.
éà äÉáÄéùÑåÌ àÄëÌÈøÄéí, äÅéìÄéìåÌ ëÌÉøÀîÄéí, òÇì-çÄèÌÈä, åÀòÇì-ùÒÀòÉøÈä:  ëÌÄé àÈáÇã, ÷ÀöÄéø ùÒÈãÆä. 11 Envergonhai-vos, lavradores, uivai, vinhateiros, sobre o trigo e a cevada; porque a colheita do campo pereceu.
éá äÇâÌÆôÆï äåÉáÄéùÑÈä, åÀäÇúÌÀàÅðÈä àËîÀìÈìÈä; øÄîÌåÉï âÌÇí-úÌÈîÈø åÀúÇôÌåÌçÇ, ëÌÈì-òÂöÅé äÇùÌÒÈãÆä éÈáÅùÑåÌ--ëÌÄé-äÉáÄéùÑ ùÒÈùÒåÉï, îÄï-áÌÀðÅé àÈãÈí.  {ñ} 12 A vide se secou, a figueira se murchou; a romeira também, e a palmeira e a macieira, sim, todas as árvores do campo se secaram; e a alegria esmoreceu entre os filhos dos homens.
éâ çÄâÀøåÌ åÀñÄôÀãåÌ äÇëÌÉäÂðÄéí, äÅéìÄéìåÌ îÀùÑÈøÀúÅé îÄæÀáÌÅçÇ--áÌÉàåÌ ìÄéðåÌ áÇùÌÒÇ÷ÌÄéí, îÀùÑÈøÀúÅé àÁìÉäÈé:  ëÌÄé ðÄîÀðÇò îÄáÌÅéú àÁìÉäÅéëÆí, îÄðÀçÈä åÈðÈñÆêÀ. 13 Cingi-vos de saco e lamentai-vos, sacerdotes; uivai, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque foi cortada da casa do vosso Deus a oferta de cereais e a libação.
éã ÷ÇãÌÀùÑåÌ-öåÉí, ÷ÄøÀàåÌ òÂöÈøÈä--àÄñÀôåÌ æÀ÷ÅðÄéí ëÌÉì éÉùÑÀáÅé äÈàÈøÆõ, áÌÅéú éÀäåÈä àÁìÉäÅéëÆí; åÀæÇòÂ÷åÌ, àÆì-éÀäåÈä. 14 Santificai um jejum, convocai uma assembléia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores da terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.
èå àÂäÈäÌ, ìÇéÌåÉí:  ëÌÄé ÷ÈøåÉá éåÉí éÀäåÈä, åÌëÀùÑÉã îÄùÌÑÇãÌÇé éÈáåÉà. 15 Ai do dia! pois o dia do senhor está perto, e vem como assolação da parte do Todo-Poderoso.
èæ äÂìåÉà ðÆâÆã òÅéðÅéðåÌ, àÉëÆì ðÄëÀøÈú; îÄáÌÅéú àÁìÉäÅéðåÌ, ùÒÄîÀçÈä åÈâÄéì. 16 Porventura não está cortado o mantimento de diante de nossos olhos? a alegria e o regozijo da casa do nosso Deus?
éæ òÈáÀùÑåÌ ôÀøËãåÉú, úÌÇçÇú îÆâÀøÀôÉúÅéäÆí--ðÈùÑÇîÌåÌ àÉöÈøåÉú, ðÆäÆøÀñåÌ îÇîÌÀâËøåÉú:  ëÌÄé äÉáÄéùÑ, ãÌÈâÈï. 17 A semente mirrou debaixo dos seus torrões; os celeiros estão desolados, os armazéns arruinados; porque falharam os cereais.
éç îÇä-ðÌÆàÆðÀçÈä áÀäÅîÈä, ðÈáÉëåÌ òÆãÀøÅé áÈ÷Èø--ëÌÄé àÅéï îÄøÀòÆä, ìÈäÆí; âÌÇí-òÆãÀøÅé äÇöÌÉàï, ðÆàÀùÑÈîåÌ. 18 Como geme o gado! As manadas de vacas estão confusas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas estão desolados.
éè àÅìÆéêÈ éÀäåÈä, àÆ÷ÀøÈà:  ëÌÄé àÅùÑ, àÈëÀìÈä ðÀàåÉú îÄãÀáÌÈø, åÀìÆäÈáÈä, ìÄäÂèÈä ëÌÈì-òÂöÅé äÇùÌÒÈãÆä. 19 A ti clamo, ó Senhor; porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo.
ë âÌÇí-áÌÇäÂîåÉú ùÒÈãÆä, úÌÇòÂøåÉâ àÅìÆéêÈ:  ëÌÄé éÈáÀùÑåÌ, àÂôÄé÷Åé îÈéÄí, åÀàÅùÑ, àÈëÀìÈä ðÀàåÉú äÇîÌÄãÀáÌÈø.  {ñ} 20 Até os animais do campo suspiram por ti; porque as correntes d`água se secaram, e o fogo consumiu os pastos do deserto.

 

Índice

1 2 3 4