| Todo o Livro | Todo o Michnê Torá |Glossário |Voltar |

| cp 1| |cp 2| |cp 3| |cp 4| |cp 5| |cp 6| |cp 7| |cp 8| |cp 10 |


Leis de fundamentos da Torá

Capítulo 9

, : , , " -, -- , : - , " ( ,); " , ---, -- " ( ,). , ; " " ( ,; ), " , " ( ,). , . 1 É algo claro e explícito na Torá ser ela um mandamento eterno, durando para toda a eternidade. Não há nela nem mudança, nem diminuição, nem aumento, de aordo com o que está nela escrito: "A ela não adscrevereis, nem dela diminuireis: tudo quanto sou o ordenador - deveis cuidar em cumprir. Sobre isto não aumentareis, nem diminuireis!" - Dt 13:1. Está ainda escrito: "As cousas reveladas são nossas, e de nossos filhos para sempre - para fazer segundo as palavras desta Torá!" - Dt 29:28. Através disto aprendes que todas as palavras da Torá somos ordenados em concernência a seu cumprimento para sempre. Assim também diz Ele: "Lei eterna, para vossas gerações..." - Lv 3:17, e ainda sete outros trechos - E, está escrito: "Ela não se encontra nos céus..." - Dt 30:20 - de onde aprendes que não há profeta que possa renovar (ou inovar) algo nela.
, , ' , , , -- , ; , ' , " , -" ( ,), " " ( ,). 2 Portanto, caso se levante alguma pessoa, do povo de Israel ou dos gentios, fazendo sinais e milagres, afirmando ser enviado por Deus, dizendo que Deus o enviara para que desse um novo mandamento, ou para que anulasse certo mandamento, ou para explicar nova explicação sobre determinado preceito - algo que não condiz com o que fora ouvido de Moisés - ou que haja afirmado que aqueles preceitos que sobre eles foram ordenados os filhos de Israel não são eternos de geração em geração, senão para certo tempo somente - este é um profeta falso, pois vem para negar a profecia de Moisés, e sua penalidade é morte por axfixiamento (ĥêneq), por haver sido intencional em falar em nome de Deus o que não lhe ordenara, pois Ele, Bendito é seu Nome, ordenara a Moisés que este preceito seria "para nós e para nossos filhos para toda a eternidade!..." - Dt 29:28 - e, "Deus não é homem para que minta". - Nm 23:19.
[] , " " ( ,)-- , , , ", " ( ,). 3 Assim sendo, que significa o escrito na Torá: "Um profeta levantarei para vós dentre vossos irmãos ..." ? - Dt 18:18 - que não vem para criar uma nova lei (ou religião) senão para ordenar-nos sobre o cumprimento das palavras da Torá, e para advertir o povo que não a transgridam, conforme dissera o último dos profetas: "Lembrai-vos da Torá de Moisés, Meu servo..." - Ml 3:22.
, , , -- ; -- , ", - -, , --, " ( ,). [] , -- ; ", ". 4 Caso nos haja ordenado sobre algo permissivo, como por exemplo ir a determinado lugar, batalhar hoje na guerra, ou não, construir certa muralha, ou deixar de construir, é mandamento ouvi-lo, e quem o desobedeça incorre em pena de morte pela mão dos Céus, pelo que está escrito: "E será que o homem que não escutar minhas palavras, no que falar em Meu Nome, Eu requererei dele..." - Dt 18:19 - Similarmente: o profeta que transgredira suas próprias palavras, ou que deixou de transmitir sua profecia sobre a qual foi ordenado, incorre em pena de morte pela mão dos Céus, sendo que nos três casos está escrito: "Eu requererei dele...". - (mesmo versículo)
, , , -- . , : , , , -- . , -- , , , . , ; ", " ( ,). 5 Caso nos diga um profeta que sabe-se ser [realmente] um profeta que transgridamos um dentre todos os preceitos da Torá, ou preceitos vários, sejam leves ou pesados - por tempo determinado, é mandamento ouvi-lo. E, assim aprendemos dos Sábios da antiguidade, atavés da "chemu'a": "Em tudo, se te disser o profeta: " - Transgride as palavras da Torá, como Elias no Monte Carmel, ouve, exceto em questões de idolatria!" E isto, em caso de que seja temporário, como Elias no Monte Carmel, que sacrificou holocausto fora do setor do Templo após a escolha de Jerusalém, sendo que a pessoa que o fizer é pasível de carêt (morte espiritual). Contudo, por ser ele profeta, é mandamento ouvi-lo. Também nisto foi dito: "..a ele ouvireis!" - Dt 18:15.
, "- , -, " ( ,)-- , , ; ', . 6 E, se houvessem perguntado a Elias, dizendo: " - Anularemos o escrito na Torá que diz: "Para que não sacrifiques teus holocaustos em todo lugar que vejas..." " - Dt 12:13 - com certeza dirai: " - Não, pois quem o fizer fora do local designado incorrerá para sempre em penalidade de "carêt", conforme foi ordenado por Moisés. Mas, eu hoje, fá-lo-ei fora segundo me foi ordenado por Deus [para este momento], para desmentir os profetas de Bá'al."
, , ; -- , " , -" ( ,). [] , ' -- , : " , " ( ,). , . 7 Do mesmo modo, se ordenaram os profetas a transgredir algo por certo espaço de tempo, é mandamento ouvi-los. Se, contudo, afirmarem que tal preceito fora anulado para sempre, incorrem em pena de "ĥêneq" - pois a Torá dissera "...para nós e para nossos filhos eternamente..." - Dt 29:28. Igualmente, se afirmou assim - anulando - sobre qualquer dos pormenores recebidos através da "chemu'a", ou se disse sobre um dos preceitos da Torá que Deus ordenara [através de profecia] ser a lei assim e assim, de acordo com a opinião de rabino tal - trata-se de um profeta falso, devendo ser morto por ĥêneq, mesmo que não haja feito sinal algum, pelo motivo de que veio desmentir a Torá, conforme está escrito: "Ela não se encontra nos céus..." - Dt 30:12. Todavia, por certo espaço de tempo, ouvem-no em tudo.
[] , ; -- , . , ' , -- '; " . . . . . . - -' " ( ,-): . , ; . 8 Em que caso dizemos? - No caso no qual haja conotação com todos os preceitos, exceto idolatria, em cujo caso não se ouve nem mesmo por um momento, e mesmo que haja realizado grandes sinais e inefáveis prodígios, e dito que Deus ordenara que servissem à idolatria "somente hoje", ou "somente nesta hora", este blasfemou contra Deus, e sobre isto ordenara o escrito e dissera: "vindo o sinal e o prodígio...não ouças...pois blasfemara contra Ad' vosso Deus!" - Dt 13:3-6. Pois este vem desfazer a profecia de Moisés, pelo que sabemos claramente que trata-se de um falso profeta, sendo que tudo o que fizera, efetuara através de feitiço e de mistérios [esotéricos], devendo ser asfixiado até a morte.

| Todo o Livro | Todo o Michnê Torá |Glossário |Voltar |

| Capítulo 1| |Capítulo 2| |Capítulo 3| |Capítulo 4| |Capítulo 5| |Capítulo 6| |Capítulo 7| |Capítulo 8| |Capítulo 10 |
Alguma pergunta? Consulte-nos!